Delator, Palocci diz que Lula recebeu propina da Odebrecht em espécie

Delator, Palocci diz que Lula recebeu propina da Odebrecht em espécie

Em sua primeira delação no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-ministro Antonio Palocci contou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu dinheiro em espécie como propina por parte da empreiteira Odebrecht.

“Também se recorda que, dos recursos em espécie recebidos da ODEBRECHT e retirados por Branislav Kontic, levou em oportunidades diversas cerca de trinta, quarenta, cinqüenta e oitenta mil reais em espécie para o próprio Lula”, diz um trecho da delação, obtida pelo G1.

Segundo Palocci, Lula lhe pedia que não comentasse com ninguém sobre o assunto.

Palocci fechou a delação com a Polícia Federal de Curitiba e o acordo foi homologado pelo Tribunal Regional Federal da capital paranaense, o TRF4, em junho do ano passado. Já o primeiro depoimento do ex-ministro petista foi anexado ao inquérito da PF sobre a Usina Belo Monte, nesta quinta-feira (17).

Palocci contou que, durante a campanha de 2010, entregou R$ 50 mil a Lula dentro de uma caixa de celular, no Terminal da Aeronáutica em Brasília.

“Em São Paulo, recorda-se de episódio de quando levou dinheiro em espécie a Lula dentro de caixa de whisky até o Aeroporto de Congonhas, sendo que no caminho até o local recebeu constantes chamadas telefônicas de Lula cobrando a entrega”, diz outro trecho da delação.

Dois motoristas que trabalharam com Palocci teriam presenciado os encontros entre Lula e o ex-ministro. Um deles é Claudio Souza Gouveia, que, na condição de testemunha, também falou à PF, em agosto do ano passado.

No depoimento, Gouveia disse que por diversas vezes levou Palocci até o Terminal da Aeronáutica em Brasília para levar a Lula presentes e outros objetos. Já o outro motorista, Carlos Alberto Pocente, contou se lembrar de um episódio no qual Palocci estava com muita pressa para levar uma caixa de uísque até o ex-presidente, no Aeroporto de Congonhas (SP).

A defesa de Lula ainda não se manifestou sobre a delação de Antonio Palocci.

Fonte:NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia