Em liminar, juiz libera peça que mostra Jesus como travesti: “Irá quem quiser ver”

O juiz José Antônio Coitinho, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Alegre, autorizou a continuidade da exibição da peça teatral “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, em que Jesus é retratado como travesti. A peça ficará em cartaz na Pinacoteca Rubem Berta, na capital gaúcha, entre os dias 21 e 22 de setembro. Na liminar, o juiz argumentou que é preciso garantir a “liberdade de expressão”.

“Não se pode simplesmente censurar a peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, sob argumento de que estamos em desacordo com seu conteúdo. A liberdade de expressão tem de ser garantida – e não cerceada – pelo Judiciário. Censurar arte é censurar pensamento e censurar pensamento é impedir desenvolvimento humano. […] Na ficha técnica consta classificação: 16 anos. A nossos filhos em tenra idade não alcançará, a não ser que assim desejemos e para tanto diligenciemos. Não há falar em agressão à cultura ou à formação do caráter de quem quer que seja”, acrescentou o magistrado.

O trabalho é de autoria da dramaturga transgênero escocesa Jo Clifford. “Vamos garantir a liberdade de expressão dos homens, das mulheres, da dramaturga transgênero e da travesti atriz, pelo mais simples e verdadeiro motivo: porque somos todos iguais”, completou o magistrado, comparando o caso com o atentado, em 7 de janeiro de 2015, ao jornal satírico francês Charlie Hebdo.

Na peça, a atriz travesti Renata Carvalho interpreta Jesus Cristo. O fato provocou diversos protestos de católicos e outras vertentes do cristianismo.

*VN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia