Encceja 2018 registra cerca de 660 mil inscrições nos três primeiros dias

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional 2018) registrou 660 mil inscrições nos três primeiros dias, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cerca de 540 mil estudantes inscreveram-se para o nível médio e 120 mil para o Ensino Fundamental. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (16), às 10h, e seguem até às 23h59 do dia 27 de abril, exclusivamente na página do Encceja.

Na edição 2017 do Encceja Nacional, foram registradas 1.573.862 inscrições. Entre elas estava a de Ymulo Silveira de Freitas, 25 anos, que realizou o exame com foco na Certificação de Conclusão do Ensino Médio, foi aprovado e já fez a solicitação à secretaria de educação do seu estado. “Conheci [o Encceja] ano passado e me interessei. Assim que abriram as inscrições, me inscrevi e comecei a minha preparação estudando com videoaulas no YouTube”, comenta o estudante, que foi aluno do Centro de Ensino Gabarito.

Engajado no seu próximo passo – entrar na faculdade para obter graduação – Ymulo deixa recado para os futuros participantes do Encceja 2018. “Eu tinha me preparado [para o exame], achei a prova bastante fácil. Então, vale a pena se inscrever. E, estudando, dá para conseguir o certificado em menos tempo”, aconselha. Além de ter estudado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio do programa de inclusão educacional Educa Mais Brasil, Ymulo também iniciará a graduação com as facilidades do programa. O estudante se interessa por Educação Física, mas ainda avalia outras possibilidades para decidir sobre o seu futuro com mais segurança.

Sobre o Encceja 2018
Destinado a jovens e adultos que não concluíram as etapas da educação básica no tempo regular, o Encceja 2018 é aplicado gratuitamente. As idades mínimas de participação são 15 anos, para o ensino fundamental, e 18 anos, para o ensino médio.

Em 05 de agosto será aplicado o Encceja Nacional 2018, às 9h, pela manhã, e às 15h30, à tarde. Já o Encceja Exterior, destinado a pessoas que vivem fora do Brasil, acontecerá em 16 de setembro de 2018. O exame também será a aplicado brasileiros que cumprem pena privativa de liberdade no Brasil (Encceja Nacional PPL), entre 18 e 19 de setembro, e no exterior (Encceja Exterior PPL), entre 17 e 21 de setembro.

O Encceja 2018 permite que o aplicante adquira a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental e a Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Com o exame, também é possível que o participante obtenha a Declaração Parcial de Proficiência. Ambas são fornecidas pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

*Correio



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia