Estudantes da rede estadual são premiadas em feira científica em Santa Catarina

 

Estudantes do Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, localizado no bairro Barreiro, em Alagoinhas, conquistaram o Prêmio de 1º lugar na categoria Destaque em Inclusão Social, na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), realizada até ontem (21), em Santa Catarina. As estudantes do curso técnico em Recursos Humanos Adrielle Bispo dos Santos, 18, Islaine Medeiros Souza, 17, e Tailane Menezes, 18, com a orientação da professora Maria de Lourdes Ramos, receberam a premiação e o credenciamento para participar de uma feira científica na Argentina, em 2019, a partir do projeto “Da Escola para o Mundo – Potencializando Saberes”.

“Receber esta premiação é muito significativo, pois isso vai dar uma outra dimensão para o projeto, mostrando para a sociedade como ele é importante. Não esperávamos esta premiação, e está sendo gratificante ter o projeto reconhecido”, relata Adrielle. O projeto trabalha com jovens da escola e da comunidade local buscando ampliar a autoestima e a auto-realização através de atividades socioeducativas.

A professora Maria de Lourdes explica como funciona a iniciativa. “Convidamos para participar aqueles em condições de vulnerabilidade e os jovens que vêm apresentando dificuldades de aprendizagem, com acompanhamento psicopedagógico e a realização de diversas oficinas desenvolvidas por voluntários nos finais de semana, na escola, a exemplo das oficinas de música, boxe, arte-terapia, artesanato, dentre outras atividades lúdicas”, diz.

A iniciativa é desenvolvida no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, e vem transformando a realidade da comunidade do bairro onde a escola é localizada. Pelo seu caráter social e abrangência, já conquistou outros prêmios, tendo ficado entre os 11 melhores projetos do Brasil no Prêmio Criativos da Escola, do instituto Alana, entregue no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2017. “Temos buscado estimular cada vez mais nossos estudantes na participação de feiras científicas e congressos, por entender que eles são protagonistas a partir do desenvolvimento de projetos que buscam uma conexão com a comunidade, inclusive, propondo soluções inovadoras para questões sociais”, destaca o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

A FEBIC é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos, onde possam experimentar o fazer ciências. Visa a promoção da cultura científica, da experimentação, da disseminação e da popularização do conhecimento, instigando a criatividade, a inovação e o uso de novas tecnologias.

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia