Estudante baiano cria bebida à base de jatobá que ajuda no tratamento de diabete

Um estudante baiano encontrou na árvore do jatobá uma possibilidade de combater o diabetes e a anemia, após criar uma bebida láctea à base do fruto da planta, na cidade de Barreiras, no oeste do estado.

Há pouco mais de um ano, Diogo Regis desenvolveu a receita para participar de uma feira de ciência e tecnologia no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP-BRG), onde estuda, mas o experimento foi além.

O estudante tinha 16 anos quando teve a ideia e contou com o apoio de uma orientadora para a pesquisa, a professora Wilka Miranda. Hoje, aos 17 anos, ele ainda desenvolve estudos para obter resultados ainda melhores com a bebida.

“A minha orientadora tem uma pesquisa sobre a produção de mudas da árvore, visando o reflorestamento, mas sobre o tema em si não tínhamos. Primeiro nós estudamos sobre os benefícios do fruto, e se era possível produzir a bebida em grande escala. Logo após, procuramos métodos de tornar viável o consumo, chegando então na bebida lactea, visto que não tinha nenhuma pesquisa sobre”, conta.

O estudante conta que a bebida auxilia no tratamento da diabetes devido ao teor de magnésio presente no fruto, que atua no controle do açúcar no sangue. Já a anemia é combatida pela grande quantidade de ferro presente na mistura.

Desde a participação na feira, ocorrida em 2018, a receita já foi inserida na programação de outros cinco eventos, incluindo o Bahia Farm Show 2019 e a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) 2018, e tem exposição prevista em mais dois nos próximos dias.

*G1Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia