
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um gesto com o dedo do meio durante um evento oficial no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (3), ao defender programas sociais e rebater a afirmação de que “pobre não gosta de coisa boa”.
Durante o discurso, Lula afirmou que é preciso combater esse tipo de pensamento e, ao fazer o gesto, declarou: “Precisamos acabar com essa história de que o pobre não gosta de coisa boa. Aqui para eles. Nós gostamos de coisas boas.”
A declaração foi feita durante uma cerimônia que marcou as últimas entregas do governo federal antes do início das restrições impostas pela legislação eleitoral. No evento, foram anunciadas ações nas áreas de moradia, educação e saúde.
Ao falar sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), o presidente destacou programas voltados à população de baixa renda, como o Brasil Sorridente, e criticou pessoas que afirmam não depender da rede pública.
“Resolvemos criar o Brasil Sorridente para poder dar ao povo mais pobre. O que a gente quer dar para essa gente é dar o direito de ter máquina moderna para fazer tratamento.”
Na sequência, Lula também comentou sobre os planos de saúde privados.
“O rico fala: ‘Tenho bom plano de saúde’ […] ele não paga porra nenhuma, ele desconta no IR (Imposto de Renda) o que ele paga de plano de saúde. Se ele desconta no IR, quem paga somos nós.”
A partir desta sexta-feira (4), entram em vigor as restrições previstas pela legislação eleitoral, que limitam a publicidade institucional e a participação de agentes públicos em inaugurações e outros atos oficiais durante o período que antecede as eleições.
Na quinta-feira (2), Lula já havia criticado o início do chamado defeso eleitoral, classificando as regras como uma “papagaiada desgraçada”.


