
O programa Gás do Povo, do Governo Federal, alcançou nesta semana 100% de cobertura das famílias que têm direito ao benefício em todo o país. Criada em setembro de 2025, a iniciativa já atende mais de 15 milhões de famílias de baixa renda, garantindo a recarga gratuita de botijões de gás em todo o território nacional.
Atualmente, o programa conta com mais de 26 mil revendas credenciadas distribuídas em 4.836 municípios, o equivalente a 86% das cidades brasileiras. Desde o lançamento, já foram realizadas cerca de 15 milhões de recargas gratuitas.
Segundo o governo, o benefício também passará a alcançar as regiões mais isoladas do país. Nos 735 municípios que não possuem revendas credenciadas, onde vivem aproximadamente 365 mil famílias, as distribuidoras serão responsáveis por realizar a entrega do gás por meio de planos especiais de logística.
As mulheres chefes de família representam a maior parte dos beneficiários. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, 14 milhões de mulheres que são responsáveis pelos seus lares recebem o auxílio, o que corresponde a 93% das famílias atendidas pelo programa.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que a ampliação da iniciativa garante o acesso ao benefício em todo o país.
“Não basta criar um programa social, é preciso garantir que ele chegue até o último brasileiro que precisa dele. Hoje, com 100% de cobertura, podemos dizer que nenhuma família elegível ficará de fora do Gás do Povo, em nenhum canto do país”, afirmou o ministro.


