Serviço de Nutrição Hospitalar oferece 33 mil refeições/mês

São necessários esforços para mudanças na cultura alimentar hospitalar, a fim de constituir uma visão da assistência nutricional na qual a dieta do hospital e a atenção nutricional possam ser parte importante no tratamento do paciente hospitalizado e colaborem com a qualidade da experiência de internação.

Esses esforços são seguidos à risca no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus pelo serviço de nutrição que realiza a produção e a distribuição de todos os alimentos hospitalares, empenhando-se muito para fazê-los com qualidade.

Segundo a nutricionista Meire  Costa o serviço de alimentação hospitalar está passando por vários processos de transformações, por exemplo, a harmonia e o sabor passaram a fazer parte das refeições servidas e não apenas a questão de nutrientes. A equipe de nutrição tem todo um cuidado com os gêneros alimentícios, desde o processo de compras  até a preparação dos alimentos, seguindo as normas da ANVISA e da ONA – Organização Mundial da Acreditação.

“Ao seguir todas as orientações dos órgãos de competência posso garantir que a alimentação hospitalar está dentro dos níveis de segurança alimentar. O HRSAJ e o Instituto Fernando Filgueiras – IFF preocupam-se cada vez mais com a alimentação servidas aos pacientes e funcionários, investindo assim na equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), ampliando o número de nutricionistas e funcionários”, informou Meire Costa.

O fornecimento no HRSAJ é de 33 mil refeições por mês. Mas não são apenas os pacientes que usufruem deste serviço.  Acompanhantes, residentes e servidores autorizados também se alimentam neste serviço de nutrição. Porém estes recebem apenas quatro refeições por dia (desjejum, almoço, jantar e ceia) no próprio refeitório. Já os pacientes recebem de  seis a sete refeições (desjejum,  almoço, lanche, jantar, ceia suplementações, se necessário) conforme a conduta dietoterápica traçada pelo nutricionista.

Andréa Sued DRT 2055 – Assessora de Comunicação do Hospital Regional