Aneel aprova reajuste na conta de luz na Bahia e em outros estados

A Aneel diz, porém, que o fim da bandeira de “escassez hídrica” deve reduzir ou até mesmo anular o efeito dos reajustes
Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, neste ano, uma série de reajustes tarifários que variam de 7% a 24% nas contas de luz de consumidores residenciais das distribuidoras de energia. A agência autorizou o aumento na conta de luz em quatro estados: Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe.

As mudanças nas taxas das tarifas refletem, entre outros motivos, a alta da inflação. Os contratos de compra e distribuição de energia elétrica são reajustados por dois índices: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). No acumulado dos últimos 12 meses, ambos estão acima de 10%.

Ao longo do ano, a agência ainda vai aprovar o reajuste de outros distribuidoras do país.

Além das mudanças já definidas pela agência, há uma redução nas tarifas de sete pequenas distribuidoras de energia. Essas sete distribuidoras recebem subvenção econômica. As reduções variam de 3,38% a 26,69%.

Fim da bandeira

Apesar dos reajustes aprovados, a Aneel explica que o fim da bandeira de “escassez hídrica” deve reduzir ou até mesmo anular o efeito dos reajustes nas tarifas.

 

Fonte: Metrópoles



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia