Em junho, vendas do varejo baiano cresceram 1,5%

Foto: reprodução

Em junho de 2023, o comércio varejista no estado da Bahia registrou um crescimento de 1,5% nas vendas em relação ao mês anterior. No contexto nacional, no mesmo período comparativo, as atividades comerciais permaneceram estáveis. Quando consideramos o mesmo mês do ano anterior, as vendas na Bahia experimentaram um aumento notável de 6,8%.

Esse é o oitavo mês consecutivo de crescimento e representa o quarto melhor desempenho em todo o país. No entanto, a taxa de crescimento no Brasil foi mais modesta, atingindo 1,3%.

Ao longo do primeiro semestre, houve resultados positivos tanto no âmbito estadual (3,9%) quanto no federal (1,3%). Esses dados foram coletados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados ​​pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI),

O aumento das atividades comerciais em junho pode ser atribuído a vários fatores. Primeiramente, destaca-se o efeito de base, uma vez que no mesmo período de 2022 as vendas tiveram uma queda de 5,3%. Além disso, a elevação do salário mínimo observada no mês anterior, a redução da taxa de juros e as expectativas de diminuição da taxa de juros e as melhorias no mercado de trabalho também toleraram esse cenário positivo.

A comemoração dos festejos juninos na Bahia e a antecipação de parte dos protestos dos servidores pelo Governo do Estado tiveram um papel significativo em receber ainda mais as atividades dos varejistas. Como resultado desses fatores, houve um aumento no otimismo dos consumidores. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE aumentou em 4,1 pontos em junho,

Apesar desses sinais positivos, é importante ressaltar que ainda não é possível afirmar que o setor comercial retomou sua trajetória de crescimento completa. Isso se deve ao fato de que a situação financeira das famílias continua insatisfatória, devido ao elevado nível de endividamento, mesmo considerando a iniciativa do governo federal, o programa “Desenrola Brasil”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia