Panorama das Mulheres na Bahia promove debate plural sobre a condição da mulher

Creuza Oliveira – Foto: Divulgação

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), realizará o evento Panorama das Mulheres na Bahia, no auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), no dia 14 de dezembro, a partir das 15h. O evento é aberto ao público até a lotação do espaço e irá promover uma rodada de discussão sobre a condição da mulher baiana em diversas dimensões, incluindo a questão racial, trabalho, renda, saúde e outras.

Na oportunidade, será lançada a nova edição da Série Estudos e Pesquisas (SEP) sobre o tema Panorama das Mulheres na Bahia, livro elaborado pela SEI com o objetivo de contribuir para o entendimento e a visibilidade do tema. A abertura do evento conta com a mostra de solos femininos da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), com as dançarinas Mailane Castro, Emily Lopes e Elaine Zanco, e coordenação de Giltanei Amorim (coordenador da Funceb).

Para as discussões do panorama, o evento convida Creuza Oliveira, primeira trabalhadora doméstica doutora honoris causa no Brasil, representante do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia (Sindoméstico-BA) e uma das protagonistas da aprovação da PEC das domésticas, sendo uma referência no Brasil na luta da categoria, que é uma das maiores com mão de obra feminina no país. Também participa Camila Garcez, advogada, integrante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) e articulista da coluna Olhares Interseccionais, do Portal Migalhas, atuando na questão racial e feminista.

Silvia Lúcia Ferreira, professora doutora e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (NEIM/UFBA) e também fundadora e líder de pesquisa do GEM – Centro de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres, Gênero, Saúde e Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba), vai abordar questões de gênero e saúde. E Diana Lúcia Gonzaga, professora doutora e pesquisadora do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Ufba e coordenadora do Grupo de Pesquisas em Economia do Trabalho da Ufba (GeTrab-Ufba), vai contribuir com informações sobre trabalho para a mulher no estado. A conversa será mediada pela analista técnica da SEI Carlota Gottschall.

Este evento conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Museu de Arte da Bahia (MAB) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

A SEP 109 foi coordenada pela Diretoria de Indicadores e Estatísticas da SEI e apresenta textos e análises considerando quatro dimensões relevantes para a mulher: formação sociocultural, saúde, mercado de trabalho e segurança. Os artigos passam pela estrutura sociocultural brasileira que lastreia a condição atual das mulheres; o padrão de morbimortalidade das mulheres na Bahia e no Brasil; a inserção da mulher no mercado de trabalho no Brasil e na Bahia, evidenciando o padrão das desigualdades de gênero; e o padrão para a ocorrência dos feminicídios na Bahia. Na oportunidade, exemplares da edição serão distribuídos gratuitamente ao público presente. Também será disponibilizada a versão digital no site da SEI.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia