Bill Gates, fundador da Microsoft, elogia SUS: “Outros países podem aprender”

Foto: Shutterstock/AgÊncia Brasil

Em artigo publicado nesta terça-feira (12) o fundador da Microsoft, Bill Gates, elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, afirmando que o restante do mundo poderia aprender com o País.

Gates destacou os avanços que o SUS obteve nas últimas décadas, como a redução da mortalidade materna e infantil, o aumento da esperança de vida e a cobertura vacinal universal.

“Em cerca de três décadas, o Brasil reduziu a mortalidade materna em quase 60%, reduziu a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75% – ultrapassando em muito as tendências globais – e aumentou a esperança de vida em quase uma década. Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Em vez disso, são o resultado de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário, com os quais outros países podem aprender e imitar”, escreveu Gates.

O bilionário atribuiu esses avanços aos investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário, especialmente ao programa de agentes comunitários de saúde.

“Os agentes comunitários de saúde atuam como porta de entrada para o maior sistema de saúde público gratuito e universal do mundo, e seu impacto tem sido transformador”, disse Gates.

Ele também elogiou o programa Bolsa Família, que ajudou a reduzir a pobreza no Brasil.

Gates concluiu seu artigo afirmando que o SUS “não precisa ser perfeito para servir como prova do que acontece quando um país investe estrategicamente no cuidado dos mais vulneráveis: os retornos são muitas vezes de longo alcance e mudam vidas”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia