Governo anuncia programa para bloqueio rápido de celulares roubados

Secretário Ricardo Cappelli disse que iniciativa do governo será lançada pelo Ministério da Justiça na próxima semana | Bnews – Divulgação Foto/ AGEPEN

Foi anunciado neste sábado (16), pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, uma iniciativa que promete agilizar o bloqueio de celulares furtados ou roubados.

Visando combater o crescente número de crimes envolvendo aparelhos móveis, tornando-os inutilizáveis após o incidente, a medida está programada para ser lançada na terça-feira (19).

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL [Agência Nacional de Telecomunicações], para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, publicou Cappelli em seu perfil no X (antigo Twitter).

Segundo Cappelli, a proposta visa permitir que as vítimas de furto ou roubo bloqueiem rapidamente seus dispositivos, linhas telefônicas e aplicativos bancários de forma descomplicada.

O secretário-executivo já havia se reunido anteriormente com representantes de operadoras de telefonia para discutir o projeto, que deve se chamar “Celular Seguro”. O envolvimento de bancos e da ANATEL na iniciativa já foi confirmado, com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também contribuindo para a proposta.

A Febraban sugere que os usuários cadastrem previamente o número de telefone em um dispositivo de confiança, facilitando o bloqueio imediato da linha e das funções do celular no caso de furto ou roubo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia