Pix automático estará disponível em outubro de 2024 e deve facilitar pagamento de contas

Foto: reprodução

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (7) o lançamento do Pix automático. Essa modalidade do Pix vai permitir que os clientes agendem previamente pagamentos recorrentes, como contas de serviços públicos, mensalidades escolares e parcelas de empréstimos.

O Pix automático tem o potencial de simplificar a vida dos consumidores, eliminando a necessidade de lembrar de fazer os pagamentos em dia. Além disso, a modalidade também pode ajudar a reduzir o risco de inadimplência, já que os pagamentos serão feitos automaticamente.

O Pix automático será gratuito para os consumidores, mas poderá ser tarifado pelas empresas que receberem os pagamentos. O Banco Central ainda não divulgou quais serão as taxas cobradas pelas instituições financeiras.

A expectativa é que o Pix automático seja adotado rapidamente. A modalidade tem o potencial de se tornar uma alternativa ao débito automático, que é a forma mais comum de pagamento recorrente no Brasil.

Tarifa

Para pessoas físicas, o Pix automático será sem cobrança de tarifa.

Para empresas que vão ofertar o Pix automático, vai funcionar a livre negociação (ou seja, dependerá do acordo entre o banco e a instituição financeira).



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia