Concurso Unificado: Entenda como vai funcionar cadastro reserva

 

Foto: Agência Brasil

Os editais do Concurso Nacional Unificado (CNU) preveem a formação do cadastro reserva com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis.

O concurso vale para um ano e é prorrogável por mais um. Os aprovadas na lista de espera podem ser chamados, dentro desse período.

Os candidatos a lista de espera ocuparão vagas de quem tenha desistido ou de eliminados na fase de curso de formação ou prova de títulos.

A convocação do cadastro reserva também acontecerá em caso de autorização de novas vagas, ou aposentadoria de pessoal.

A homologação do resultado está prevista para 30 de julho.

De acordo com o Correio, outra situação prevista no CNU é a convocação para vagas temporárias. Nesse caso, o candidato volta para a lista de espera por um cargo efetivo quando terminar o serviço por tempo determinado.

A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, explica que o banco de candidatos terá todos os candidatos não aprovados em sua primeira opção de cargo, conforme ordem de preferência indicada na inscrição.

“A partir do momento que entrou em um cargo, se a pessoa não obteve a primeira opção, ela vai continuar na lista de espera daqueles cargos que estão acima. Se ela entrou, por exemplo, na terceira opção que fez, ela continua num cadastro reserva da primeira e da segunda opçõesm, mas não fica mais no cadastro reserva daquelas que estava abaixo” Explicou a Ministra.

O candidato que alcançar a pontuação mínima exigida nas provas para cada cargo a que concorre, com o cálculo das notas de acordo com o descrito no edital, poderá entrar no cadastro reserva.

As inscrições para o Concurso Nacional Unificado terminam nesta sexta-feira (9). A taxa é de R$ 60 para os cargos de nível médio e de R$ 90 para os de nível superior.

As provas serão no dia 5 de maio, em dois turnos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia