Ministério da Saúde anuncia Dia D para combate à Dengue em todo o Brasil

Foto: reprodução

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (27), que vai realizar, no dia 2 de março, o Dia D de combate à Dengue em todo o Brasil. A ação vai reforçar prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti que já acontecem em diversos municípios.

Chamada de “10 minutos contra a dengue”, a ação vai unir forças das autoridades sanitárias e do Ministério da Saúde. Foram convocados também, pela ministra Nídia Trindade, a participação da imprensa e da sociedade como um todo neste dia.

“Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, afirmou a ministra da Saúde.

O Ministério da Saúde o aumento no número de casos neste período do ano não era esperado. Com base no histórico, o aumento aconteceria entre março e abril.

As motivações pra o aumento neste período podem estar relacionados com as alterações climáticas, as chuvas, e a mudança nos sorotipos circulantes da dengue, explica o Ministério da Saúde.

Desde o início de 2024 até agora foram notificados cerca de 973 mil casos suspeitos de dengue.

De acordo com dados divulgados Ministério da Saúde, atualmente, dezessete estados estão com incidência de dengue, um em níveis acima do esperado histórico.

Quinze destes estados estão com tendência de crescimento da doença.

Foto: Walterson Rosa/MS


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia