Avaliação positiva do governo Lula cai para 33%, aponta Ipec

Foto: Sérgio Lima/Poder360

A avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma queda para 33%, marcando o pior índice registrado pela pesquisa Ipec desde março do ano passado. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (8), revela uma diminuição na aprovação em diversos setores.

Detalhes da Pesquisa: 

O governo Lula agora é avaliado como ótimo ou bom por 33% dos entrevistados, enquanto em dezembro do ano passado esse índice era de 38%.

A classificação como regular manteve-se em 33%, ao passo que a avaliação ruim ou péssimo foi registrada em 32%. O índice de avaliação positiva é o menor desde o primeiro levantamento, em março, quando o governo contava com 41% de ótimo ou bom. Por outro lado, a avaliação negativa alcançou seu ponto mais alto, aumentando de 24% para 32%.

O Ipec destaca que a avaliação positiva do governo Lula foi impactada, principalmente, pelos seguintes grupos: Eleitores de Lula em 2022 (queda de 69% para 61%); moradores do Nordeste (52% para 43%); moradores do Sudeste (37% para 30%); renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (51% para 39%); pretos e pardos (43% para 35%); mulheres (40% para 33%); e aqueles com ensino médio (33% para 26%).

Já a avaliação negativa é impulsionada por grupos como eleitores de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 (63%); renda mensal familiar superior a 5 salários mínimos (45%); moradores da região Sul (42%); e evangélicos (41%).

A pesquisa foi realizada pelo Ipec entre os dias 1º e 5 de março, com 2 mil participantes, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Maneira de governar e confiança no Presidente 

A maneira de governar do presidente Lula é aprovada por 49% dos entrevistados, enquanto 45% desaprovam. Em dezembro, esses índices eram de 51% e 43%, respectivamente.

O levantamento também destaca que a aprovação a Lula cresceu de 27% para 36% entre aqueles com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo.

A pesquisa revela que 45% dos entrevistados confiam no presidente (eram 48% em dezembro), enquanto 51% não confiam. Não sabem ou não responderam representam 4% (mesmo índice de dezembro).

A confiança entre os moradores de municípios com mais de 500 mil habitantes caiu de 49% para 41% em relação a dezembro.

Expectativas sobre o Governo e Relação com o Congresso

Quanto às expectativas, 43% acreditam que o governo Lula está no caminho certo, enquanto 50% consideram que está no caminho errado. Não sabem ou não responderam representam 7%.

O Ipec também destaca que 30% acham que o governo está indo melhor do que o esperado (32% em dezembro); 30% afirmam que está indo igual (mesmo índice); 38% consideram que está indo pior (eram 35%); não sabem ou não responderam, 3% (eram 2%).

A pesquisa também avaliou a relação de Lula com o Congresso, indicando que 31% acreditam que o presidente terá mais facilidade neste ano para conseguir apoio para votações importantes, enquanto 59% avaliam que terá mais dificuldade; não sabem ou não responderam, 9%.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia