Neoenergia Coelba lança o Potencialize; programa de talentos exclusivo para pessoas negras

Foto: reprodução

A Neoenergia Coelba torna-se a primeira distribuidora de energia do país a implementar um programa de talentos dedicado exclusivamente a pessoas negras. A iniciativa pioneira surge devido a uma discrepância evidente: embora 80% dos profissionais da distribuidora sejam negros, apenas 30% ocupam cargos de gerência.

Para corrigir essa disparidade e fomentar o avanço profissional e social desses colaboradores, a empresa lança o Potencialize, um programa destinado a impulsionar o desenvolvimento e a trajetória profissional de pessoas negras.

Ao contrário de outras iniciativas de diversidade racial no mercado de trabalho, que recrutam candidatos externamente, a Neoenergia Coelba optou por direcionar seus esforços para os próprios colaboradores, visando promover a progressão na carreira daqueles que já fazem parte da empresa, predominantemente nos níveis iniciais.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), apenas 2,1% dos trabalhadores negros, tanto homens quanto mulheres, ocupam cargos de direção ou gerência.

Com o Potencialize, a Neoenergia busca contribuir para alterar esse panorama e almeja aumentar em 40% a representatividade de profissionais negros em cargos executivos nos próximos anos.

O objetivo do Potencialize é servir como uma plataforma para fortalecer a autoconfiança dos colaboradores negros e capacitá-los em suas habilidades técnicas e interpessoais, permitindo que acelerem suas carreiras e alcancem seus objetivos. Para isso, a empresa reformulou o processo seletivo, priorizando aspectos comportamentais e os propósitos de vida de cada candidato.

Equidade racial na seleção

Ao contrário de empresas que buscam em seus programas de talentos candidatos com currículos diversificados e fluência em dois ou mais idiomas, a Neoenergia Coelba optou por estabelecer critérios de seleção simples e inclusivos. Os requisitos eram que o colaborador estivesse na empresa e na mesma função por pelo menos 12 meses, tivesse uma avaliação de desempenho satisfatória e possuísse ensino superior completo.

Essa abordagem foi uma resposta às dificuldades estruturais enfrentadas por pessoas negras ao longo de suas trajetórias profissionais.

“O diferencial do Potencialize está no foco do público interno e na seleção justa e equiparada. Reconhecemos que para pessoas negras é mais difícil acessar oportunidades e condições de ascensão. A partir disso, construímos um processo seletivo que garantisse que colaboradores, em quaisquer cargos da companhia, tivessem a oportunidade de participar do processo”, explica Thiago Guth, diretor-presidente da Neoenergia Coelba.

Após a conclusão do processo seletivo, 15 candidatos foram aprovados para o programa, sendo nove mulheres e seis homens, os quais iniciarão sua formação no mês de maio. Durante sete meses, eles passarão por um programa de capacitação ministrado por especialistas internos e externos.

Suporte educacional e psicológico

Durante o programa, os participantes passarão por cursos abrangendo gestão de pessoas, negócios, processos e projetos, além de receberem preparação em outros idiomas, como inglês. Em todo o processo, contarão com o suporte psicológico de uma consultoria externa especializada em inclusão e diversidade.

O apoio psicológico visa fortalecer a autoestima e a identidade dos participantes, proporcionando também suporte emocional para lidar com as dificuldades impostas pelo racismo estrutural.

“Para além de uma ação para alcançar mais diversidade, equidade e inclusão em nossa empresa, o Potencialize tem como intuito promover a ascensão profissional de negros, com todo o suporte necessário para que eles ocupem posições preparados para os desafios impostos e fortalecidos para fazer a diferença e construir avanços consistentes em suas carreiras”, destaca Tatiane Conceição, gerente de Pessoas e Organização da Neoenergia Coelba.

O Potencialize integra-se às iniciativas para promover e consolidar uma cultura de diversidade na empresa. As próximas edições do programa incluirão o incentivo a outros grupos minoritários, garantindo que todos os públicos tenham oportunidades de progressão dentro da companhia.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia