Dorival Jr. anuncia lista de convocados para a Copa América e amistosos preparatórios

Foto: CBF

O técnico Dorival Jr. anunciou nesta sexta-feira (10), os selecionados para a Copa América, que começará no dia 20 de junho, e os amistosos que antecedem o torneio. Contra o México, dia 8 de junho e conta os Estados Unidos, dia 12 de junho.

Com apenas uma novidade, Evanilson, do Porto, Dorival selecionou apenas três jogadores que atuam no futebol brasileiro: Bento, do Athletico-PR, Guilherme Arana, do Atlético-MG, e Endrick, do Palmeiras, este último já a caminho do Real Madrid.

Confira a lista para a Copa América:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City);
  • Defensores: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG), Wendell (Porto), Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG);
  • Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolves), Lucas Paquetá (West Ham);
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras/Real Madrid)*, Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona), Vinicius Jr (Real Madrid).

Dorival Jr. explicou que a ausência de atletas do Brasileirão na lista foi uma escolha técnica. Athletico-PR e Atlético-MG serão os únicos times desfalcados durante o campeonato.

“Foi uma decisão puramente técnica. Procuramos avaliar todos os atletas. Não importa idade, clube ou outra situação que não seja o momento de cada atleta. O processo de avaliação é complicado. Tivemos 14 jogadores afastados na convocação anterior e alguns tiveram que ser cortados ao longo da apresentação. Aqueles que foram deixaram uma ótima resposta. Não estar nesse momento não quer dizer nada. Teremos dois amistosos e aí sim, tendo necessidade de possível alteração, por área técnica ou médica, faremos para a Copa América”, disse Dorival Jr. ao ser questionado sobre a escolha de jogadores do Brasileirão

O técnico ainda justificou a escolha de Evanilson, afirmando que o jogador tem se destacado e oferece versatilidade ao time. Richarlison, lesionado, não foi convocado.

“É um jogador que vem chamando a atenção. Tem entendimento claro da função que executa. Sai para ser um homem que complemente à frente da área como também infiltra nos momentos que atacamos pelos lados. É um jogador muito interessante. Se fizer como no clube, será uma grata surpresa. Nos surpreendeu nas nossas avaliações. Já era um nome comentado na primeira convocação e agora, em função de uma lesão na manhã de hoje com o Richarlison, passa a ser um jogador com que contamos”.

A lista definitiva pode sofrer alterações até 12 de junho por questões táticas ou técnicas, enquanto mudanças por motivos clínicos, como lesões, podem ocorrer até 23 de junho, um dia antes da estreia da Seleção na Copa América.

Além disso, os chefes da delegação nos Estados Unidos foram anunciados: João Adib Marques para os amistosos e Julio Cazares para a Copa América.

Os jogadores que atuam na Europa se apresentarão em 30 de maio, enquanto os do Brasil chegarão em 3 de junho.

A delegação viajará para enfrentar o México, no Texas, no dia 8, e retornará para os preparativos finais antes da Copa América.

Jogos do Brasil na Copa América 2024:

  • Brasil x Costa Rica – 24/06 – 22h
  • Paraguai x Brasil – 28/06 – 11h
  • Brasil x Colômbia – 02/07 – 22h

Fases e Datas importantes da Copa América 2024:

  • Fase de grupos: 20 de junho a 2 de julho
  • Quartas de final: 4 a 6 de julho
  • Semifinal: 9 e 10 de julho
  • Disputa de 3º lugar: 13 de julho
  • Final: 14 de julho



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia