Governo federal adota programa pioneiro do Piauí para combate a roubo de celulares

Iniciativa Protege Celular, agora nacional, visa reduzir furtos e melhorar recuperação de aparelhos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública oficializou nesta quinta-feira (1º) a adoção de uma iniciativa pioneira do governo do Piauí que tem ajudado a reduzir significativamente o roubo e furto de celulares no estado.

Foto: freepick

Durante um evento em Brasília (DF), foi assinado um protocolo de intenções entre o ministério e o governo estadual para expandir a iniciativa.

Lançado em fevereiro de 2020, o programa Protege Celular evoluiu para o CellGuard, que mantém um banco de dados com o número de identificação (IMEI) dos aparelhos cadastrados e oferece um aplicativo para rastreamento dos dispositivos.

Este projeto, mais de três anos anterior ao programa federal Celular Seguro, se mostrou eficaz ao reduzir em 38% o número de ocorrências de roubos e furtos de celulares no Piauí no primeiro semestre de 2023, além de resultar na entrega voluntária de 8 mil aparelhos nos primeiros seis meses deste ano.

A principal diferença entre os dois programas é que o Celular Seguro, criado pelo governo federal, foi desenhado para bloquear tanto a linha telefônica quanto o acesso a serviços financeiros, inutilizando o aparelho em caso de roubo, furto ou extravio.

Já o Protege Celular permite ao proprietário rastrear o dispositivo e receber alertas quando ele é ligado com outro chip, preservando a integridade do aparelho.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou a importância de disseminar a experiência piauiense em todo o Brasil, mencionando a criação do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, que deve ser desenvolvido por um grupo de trabalho com prazo de 90 dias para conclusão.

O sucesso do programa piauiense já atraiu a atenção de 18 estados, que poderão em breve adotar o modelo em suas respectivas regiões.