Lula retoma negociações para reconstrução da BR-319 e anuncia ações contra seca no Amazonas

Presidente promete responsabilidade ambiental em projeto rodoviário e investimentos para mitigar estiagem histórica na região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (10) o compromisso de retomar as negociações para a pavimentação da BR-319, rodovia que conecta Manaus (AM) a Porto Velho (RO).

Foto: reprodução

A obra, paralisada há décadas, é vista como essencial para o desenvolvimento da região, mas gera controvérsias devido à sensibilidade ambiental da área que atravessa na floresta amazônica. Lula garantiu que o projeto será conduzido com responsabilidade, sem desmatamento ou grilagem de terras.

A BR-319, inaugurada nos anos 1970 e abandonada em 1988, teve a licença de pavimentação suspensa em 2022 por falta de medidas ambientais adequadas. O atual governo considera o projeto viável e busca equilibrar desenvolvimento econômico e preservação.

Durante a visita ao Amazonas, Lula também anunciou R$ 500 milhões para dragagens nos rios Amazonas e Solimões, visando minimizar os impactos da pior seca na região em 45 anos, que afeta 61 municípios amazonenses.