Representantes de coletivos e movimentos feministas realizaram um protesto simbólico na manhã desta sexta-feira (4), em frente ao Consulado Geral da Espanha, em São Paulo. A manifestação teve como objetivo criticar a decisão do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, que absolveu o ex-jogador Daniel Alves da condenação por violência sexual.

De acordo com os organizadores, o ato foi pacífico e buscou denunciar a impunidade em casos de violência contra as mulheres, além de exigir justiça para a vítima. A mobilização também reforçou a solidariedade feminista internacional e pressionou o sistema judiciário espanhol por uma revisão da sentença, considerada pelas participantes um retrocesso na luta contra a violência de gênero.
Durante o protesto, manifestantes exibiram cartazes contra a impunidade e realizaram uma performance simbólica, com simulação de sangue escorrendo pela calçada e dinheiro sendo lançado ao ar, representando a crítica à soltura de Daniel Alves mediante fiança.
“Os movimentos feministas presentes consideram a absolvição escandalosa e temem um retrocesso na aplicabilidade da lei ‘não se cale’ e da lei ‘não é não’, no Brasil e na Espanha, através do descrédito da população, das vítimas e da própria justiça”, disseram as entidades em nota. “Não toleraremos que a impunidade soe como portas abertas à violência de gênero. Justiça por todas as vítimas.”




