Governo autoriza Correios a ofertar serviços financeiros e atuar no mercado de telefonia; entenda

Portaria publicada pelo governo federal amplia áreas de atuação da estatal, que também poderá vender seguros e títulos de capitalização.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O governo federal autorizou os Correios a ofertarem serviços financeiros e a atuarem no mercado de telefonia celular. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).

Com a decisão, a estatal poderá comercializar seguros, bônus, títulos financeiros e títulos de capitalização. Além disso, os Correios também foram autorizados a prestar serviços financeiros em parceria com instituições credenciadas no Sistema Financeiro Nacional.

Segundo a portaria, os serviços deverão seguir normas de segurança para garantir a proteção e a privacidade dos dados dos clientes. A atuação no setor de telefonia também dependerá do cumprimento das regras estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O governo informou ainda que a implementação dos novos serviços precisará ser precedida por estudos de viabilidade econômica e financeira. A ampliação das atividades ocorre enquanto os Correios tentam recuperar a saúde financeira da empresa, após registrar prejuízo de R$ 8,5 bilhões em 2025.