Explosão em navio no Porto de Aratu de Candeias assusta moradores

Explosão em navio no Porto de Aratu de Candeias assusta moradores
Acidente com navio no Porto de Aratu assusta moradores — Foto: Divulgação

Uma explosão em um navio, no Porto de Aratu, em Candeias, assustou moradores da comunidade quilombola da Boca do Rio. Conforme a Marinha do Brasil, o incêndio aconteceu por volta do meio-dia desta quinta-feira (9) e foi controlado pela equipe de bordo.

Conforme a Marinha, não houve feridos e não foi constatada a presença de vestígios de poluição hídrica.

A Marinha informou ainda que, o caso aconteceu no navio gaseiro “Forte de São Marcos”, que encontra-se atracado no Terminal Portuário de Aratu. Imediatamente, uma Lancha de Inspeção Naval Blindada foi deslocada da Base Naval de Aratu para o local.

Ainda conforme a Marinha, também foram enviadas ao local três equipes de Inspeção Naval da CPBA – uma por terra e as outras duas por via marítima – para iniciar a apuração e garantir a segurança da navegação.

As causas e responsabilidades da explosão serão determinadas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha do Brasil.

Em nota, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) afirmou que foi uma explosão isolada, ocorrida durante o processo de desgaseificação dos tanques do navio, que precedem todas as operações de recebimento de gases.

Segundo a Codeba, todos os protocolos de segurança na área portuária foram seguidos. A empresa proprietária do navio relatou à companhia que não houve vítimas e que, por causa dos tanques conterem apenas Nitrogênio (gás inerte), não há risco de nova explosão.

Após a explosão, moradores da comunidade quilombola da Boca do Rio fizeram imagens que mostravam o navio com muita fumaça.

“Deu um estrondo, as casas daqui tremeram todas. Quando eu sai na frente [da casa], vi subindo uma ‘bola de fogo’ e subiu uma fumaça preta”, disse o morador Romualdo Nobre.

“Foi um negócio feio. Foi um estrondo, a casa do meu vizinho do primeiro andar tremeu toda. Começou a sair uma fumaça preta e depois diminuiu com uma fumaça branca”, contou.

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foram acionados e também foram ao local. Além de funcionários da Prefeitura de Candeias, Defesa Civil do Município e Secretaria de Meio Ambiente e uma equipe de brigadistas.

Com Informações G1 Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia