Jovem promessa da Ilha de Itaparica (BA), Yres Fernanda é destaque no Turbilhão Feminino

Foto: reprodução

A Bahia sempre foi berço de grandes jogadoras de futebol: Dilma Mendes, Solange Bastos, Formiga e Rafaelle. O Turbilhão Feminino está atento aos talentos que surgem no estado da Bahia e é vitrine para quem tem se destacado. É o caso de Yres Fernanda, nascida em Salvador e moradora da Ilha de Itaparica (Bahia), ela é centroavante do Baiacu, time baiano de Itaparica. Conheça um pouco mais da história dessa atleta apaixonada pelo futebol.

Fala da sua relação com o futebol.
Minha relação com o futebol começa quando eu tinha 5, 6 anos. O futebol é uma paixão de família, eu não sei ao certo quando e o porquê começou de fato, mas é uma paixão de família, meu pai é louco por futebol, meu avô também, mas foi algo que partiu de dentro de mim, acho que o futebol sempre foi meu refúgio. Comecei a jogar com os meninos na frente da minha casa, no começo eles não deixavam jogar bola, era difícil. Hoje se temos machismo, preconceito com as meninas imagina há 11 anos. Hoje eu estou com 17 anos.

Você sofre discriminação por jogar futebol?

Sim, essa é uma das minhas maiores lutas.

Qual sua maior inspiração no futebol?

A Tamires, jogadora do Corinthians. Porque eu acredito no futebol dela, de verdade. Ela tem um grande potencial.

Como você vê o futebol feminino no país?
Depois da Copa do Mundo as pessoas começaram a olhar para o futebol feminino aqui no Brasil com um olhar mais cuidadoso, respeitoso. É claro que existem várias barreiras para serem quebradas, mas foi um grande avanço, que acho muito importante.

Você se vê jogando futebol pelos próximos anos?
Vejo sim, daqui até 10, 20 anos ou até mais. Porque sempre foi meu sonho desde guria e não posso desistir agora, eu trabalho muito para que futuramente seja repleto de vitórias. A batalha hoje será a vitória futuramente, tem alguns obstáculos é claro, principalmente em sendo mulher, mas me vejo jogando sim.

Fonte: Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia