Fotógrafo amargosense, que sobreviveu a um acidente de avião, volta a voar e lança livro com imagens aéreas da Bahia

Foto: reprodução

Nesta quinta-feira (17), natural de Amargosa, o fotógrafo Rui Rezende lança o oitavo livro a partir das 17h, no Goethe-Institut Salvado, na Vitória.  As páginas da “Bahia Vista Por um Passarinho” é um mergulho pelos ares de um dos estados vastos do Brasil. Um encontro com paisagens deslumbrantes, retratadas desde a costa do litoral às montanhas mais altas da Chapada Diamantina.

O livro traz uma respectiva diferente da Bahia, além da beleza dos mares e dos rios, da fauna e da flora, Rui faz registros de manifestações culturais, dos costumes e dos personagens da realidade. Um passeio tanto por lugares conhecidos, quanto pelas cidades baianas mais remotas, pouco visitadas.

“Vamos mostrar a Bahia de uma perspectiva que ninguém nunca viu antes. É a Bahia revelada pelos olhos de um passarinho. A celebração de um trabalho de mais de duas décadas”, comemora Rui Rezende.

No dia 24 de julho de 2014, no município de Barreiras, Rui Rezende sofre um acidente aéreo quando fazia fotos para este livro. Ele fotografava um desenho gigantesco feito numa lavoura de algodão, por ele mesmo e mais 7 pessoas, com a ajuda de duas máquinas e cordas. Rui ficou 42 dias internado, dez deles em coma. Sofreu trauma na coluna, pé, braço e acabou perdendo parte do intestino. Ele precisou passar por seis cirurgias.

Para o “Bahia Vista por um Passarinho”, Rui tirou mais de 128 mil fotos e teve o desafio de selecionar 320 delas para apresentar no livro que também com   um mapa completo da Bahia, mostrando os pontos por onde o fotógrafo sobrevoou e registrou. Além de 85 QR CODES, que levam a vídeos do momento em que cada foto foi tirada. Após décadas de dedicação, contemplações e algumas turbulências, Rui Rezende vai apresentar no lançamento a realização de um sonho.

“Uma alegria enorme invade meu coração, uma sensação maravilhosa de dever cumprido. É a conclusão de um trabalho feito com muito carinho, com extrema dedicação. Uma obra que pretende revelar, por diversos ângulos, todo o estado da Bahia. Tudo o que nós temos, o que nós fazemos e quem nós somos. Um trabalho de muita ousadia, que acaba de nascer para mostrar ao mundo esse belíssimo planeta chamado Bahia”, comenta o retratista.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia