Licitação para afundar embarcações na Baía de Todos-os-Santos deve sair até a 1ª semana de fevereiro, informa governo

embarcações

O secretário de Turismo, Maurício Bacelar informou que o Governo da Bahia irá lançar a licitação para o afundamento de duas embarcações na Baía de Todos-os-Santos até a primeira semana de fevereiro.

Segundo o Bahia Notícias, parceiro do Blog do Valente, o secretário disse que o governo espera ter um gasto em torno de R$ 800 mil com a contratação da empresa.

Ainda conforme o portal, Bacelar explicou que a medida exige cuidados ambientais e é preciso uma análise física para garantir que a embarcação continue no fundo do mar.

“É um processo bastante complexo. A empresa, além de fazer todo o trabalho de limpeza do navio de qualquer coisa que possa poluir, também é quem faz a operação de engenharia de afundar o navio para que ele, ao afundar, fique e assente no fundo do mar em pé. Demanda todo um estudo, por isso ainda não conseguimos licitar”, disse.

Ele relatou ainda que a licitação para o afundamento do ferry-boat Juracy Magalhães e o navio-varredor Anhatomirim deve sair entre o final de janeiro e a primeira semana de fevereiro.

“Uma das embarcações é nossa, é da antiga companhia de navegação baiana e a outra (Anhatomirim) foi doada pela Marinha”, disse o secretário.

De acordo com o secretário, o afundamento dos navios é para fomentar o turismo subaquático na região, além de promover visitação das embarcações naufragadas por meio de mergulhos na baía.

Em 2020 ocorreu o último naufrágio controlado. O ferry-boat Agenor Gorgilho foi afundado na região entre o Largo da Vitória e o Yatch Club da Bahia.

 

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia