Amargosa, Cidade Jardim: conheça a história do município que completou 132 anos de emancipação

Praça Lourival Monte. Amargosa /Crédito da foto: Prefeitura de Amargosa

O vice-prefeito da cidade de Amargosa, em entrevista ao Programa do Valente, falou sobre a história da cidade, que completa 132 anos de emancipação política. De acordo com Getúlio Sampaio, a história de Amargosa remonta ao século XIX, por volta de 1820, quando os desbravadores de Santo Antônio de Jesus de Nazaré começaram a explorar essa região em busca de caça. Atraídos pelos rios Jiquiriçá e Jiquiriçá Mirim, conhecidos localmente como rio Ribeirão, onde também caçavam as pombas que habitavam essas terras.

“No entanto, essas pombas possuíam um sabor um tanto amargo, o que levou os desbravadores a abatê-las. Essas aves tornaram-se conhecidas como ‘amargosas’, devido ao gosto peculiar que tinham. Apesar disso, os desbravadores continuavam a se alimentar delas, apreciando-as de alguma forma”, relatou.

Entretanto, segundo Sampaio, o nome Amargosa não se limita apenas ao amargor das pombas, mas também representa o amor e a alegria de viver. Essa combinação de palavras trouxe consigo a doce Amargosa que conhecemos hoje. “Essa história retrata, portanto, o significado simbólico dessa cidade, em que a amargura se transforma em uma doçura maior, representando o amor e a felicidade”, completa.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia