6 toneladas de alumínio e plástico são recolhidas das ruas durante Micareta de Feira de Santana

Foto: Cama (Centro de Arte e Meio Ambiente)

Catadores de materiais recicláveis de Feira de Santana e de municípios vizinhos retiraram quase seis toneladas de latinhas de alumínio e plásticos das ruas durante os quatro dias da Micareta de Feira de Santana (18 a 21/04).

O balanço foi divulgado na manhã desta segunda-feira (22) pelo projeto “Micareta Sustentável e Solidária”, uma iniciativa do Governo da Bahia em parceria com a Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis.

Segundo o secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Mendonça Sodré Martins, o projeto está alinhado com o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (Pepsa), gerido pela Secretaria. “Os números destacam a importância do trabalho realizado pelas cooperativas e catadores autônomos de recicláveis. Esses profissionais são agentes ambientais essenciais que contribuem diretamente para a promoção da sustentabilidade ambiental e da economia circular. Com a coleta e destinação dos resíduos sólidos para a reciclagem, reduz-se significativamente a pressão sobre o uso dos recursos naturais”, explicou.

O material coletado foi levado para a Central, onde passou por pesagem na presença dos catadores, que receberam o pagamento imediato diretamente das cooperativas, sem intermediários. Além disso, foram oferecidos melhores preços pelo quilo de alumínio e plástico.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia