Inema e Coppa apreendem bombas explosivas utilizadas para pesca ilegal na região da Ilha de Itaparica

Imagem: divulgação/Inema

Uma operação planejada de combate à pesca predatória e ao descumprimento das restrições de pesca das espécies marinhas foi realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em parceria com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa). Nesta quinta-feira (13), foram apreendidas seis bombas explosivas usadas para pesca ilegal na região de Itaparica, mais precisamente na localidade de Mocambo.

Além das bombas, duas embarcações utilizadas para o crime também foram apreendidas. Os infratores conseguiram fugir do local, não sendo possível realizar a prisão dos mesmos. A Coppa ficou responsável por dar a devida destinação aos explosivos apreendidos, levando em consideração a segurança de todos os envolvidos.

O Inema alerta que a pesca com o uso de explosivos é uma prática ilegal que causa diversos impactos negativos, tais como a morte de animais e plantas do ecossistema marinho, além de comprometer a cadeia alimentar das espécies e perturbar os habitats em escala macro e micro.

Leia mais notícias sobre a Ilha de Itaparica aqui

Além disso, o uso de explosivos pode causar acidentes que colocam em risco a vida das pessoas que manipulam esses artefatos, bem como pescadores, banhistas e mergulhadores que estejam na área de detonação.

As punições para o uso de pesca com bomba no estado são severas. Quando o flagrante é dado, especialmente quando há a apreensão do artefato explosivo, o infrator é preso e devidamente enquadrado, podendo ser condenado a uma pena de reclusão de 01 a 05 anos, conforme previsto na Lei de Crimes.

Para denunciar crimes ambientais, basta acionar o Disque Denúncia do Inema pelo número: 0800 71 1400.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia