Pavilhão de aulas da UFRB/Cruz das Almas será entregue após 8 anos de obra parada

Foto: reprodução/UFRB

Acontece nesta segunda-feira a inauguração do 3.º Pavilhão de Aulas da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) campus Cruz das Almas. O professor Fábio Josué, reitor da instituição, convida a população para a cerimônia de entrega que acontecerá no campus da UFRB em Cruz das Almas na próxima segunda-feira (17), a partir das 14:30. O evento contará com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, do Ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, e do atual governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

A obra do terceiro pavilhão de aulas teve início em janeiro de 2013, mas enfrentou diversos contratempos, sendo interrompida em agosto de 2015 devido ao abandono da empresa responsável. O reitor destacou ao Blog do Valente as dificuldades enfrentadas para retomar a construção, mencionando os cortes no orçamento da universidade durante o período pós-golpe e na gestão passada.

“Essa obra foi iniciada em janeiro de 2013 e em agosto de 2015 a empresa abandonou a obra. Nos anos seguintes nós tivemos a dificuldade de retomar essa obra porque nós já estávamos ali no cenário do golpe e depois da gestão passada que infelizmente implementou vários cortes no orçamento da universidade. Se a gente pegar o orçamento da UFRB do ano de 2015 como referência e comparar com o que nós recebemos nos últimos anos nós tivemos uma perda de 211 milhões de reais,” disse o reitor ao Blog do Valente.

O novo pavilhão de aulas tem capacidade para acomodar até 1500 alunos e conta com 25 salas de aula, laboratórios e estruturas administrativas. Considerando a demanda dos alunos de Cruz das Almas, estima-se que cerca de 3500 alunos serão beneficiados com o novo espaço.

“O pavilhão de aulas três tem uma capacidade de 25 salas de aula, vários laboratórios e outras estruturas administrativas. Tem uma capacidade de atender simultaneamente 1500 alunos e, portanto, considerando aí o quantitativo de alunos de Cruz das Almas aqui nós estamos estimando que 3500 alunos serão atendidos nesse pavilhão de aula. É uma obra que começou 2013 foi interrompida em 2015. Nós conseguimos retomar essa obra em 2020 e estamos entregando para comunidade na próxima segunda-feira,” disse o professor Fábio Josué ao Blog do Valente.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia