‘Grata a Deus por ter elas comigo’, diz mãe de siamesas internadas há dois meses em Salvador

— Foto: Arquivo pessoal

As gêmeas siamesas que nasceram em Goiânia e foram transferidas para Salvador após passarem por cirurgia de separação na cidade goiana, estão há pouco mais de dois meses internadas, mas seguem em evolução, segundo informações de Viviane Menezes, mãe das meninas.

“Catarina está muito bem, está evoluindo e logo, logo vai para casa. Já Débora, ela está na mão de Deus, vai ficar boa logo e daqui a pouco também vai voltar para casa com a gente”, disse Viviane.

A mãe das gêmeas, que é consultora de vendas, é moradora de Salvador. O parto, no entanto, ocorreu em Goiânia no dia 22 de agosto, porque a cidade possui um centro de referência para casos de siameses. As gêmeas Catarina e Débora nasceram unidas pelo tórax e barriga.

Débora tem um problema de coração e já passou por três cirurgias. Além do procedimento de separação da irmã e de uma cirurgia cardíaca, ela também já foi submetida a uma cirurgia para tratar quadro de hidrocefalia, doença que provoca o acúmulo de água no cérebro.

Em conversa com o G1, Viviane Menezes disse que, no momento, ela vem cuidando de Catarina na Maternidade Climério de Oliveira, no bairro de Nazaré, em tempo integral. A outra menina, Debora, está internada no Hospital Ana Nery, no bairro da Caixa D’Água.

“Eu me sinto grata por cada oportunidade que tenho para ficar com minhas filhas. Cada minuto junto com elas me proporciona mais amor e conhecimento. Sou muito grata a Deus por ter elas comigo”, disse a mãe das gêmeas.

A família segue na expectativa das meninas deixarem o hospital em breve.

“Saímos com uma perspectiva zero e agora temos elas duas evoluindo. A situação da Débora é mais complicada, pelo fato dela ter passado pelas três cirurgias, mas as duas vão se recuperar logo”, afirmou a mãe das gêmeas.

Caso

Pasi das gêmeas siamesas com uma das crianças — Foto: Arquivo pessoal

Pasi das gêmeas siamesas com uma das crianças — Foto: Arquivo pessoal

As bebês Catarina e Débora nasceram no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. Siamesas unidas pelo tórax e abdômen, as meninas passaram por um procedimento cirúrgico que durou cerca de 4h30 e contou com a participação de 15 profissionais na mesma unidade médica.

As irmãs nasceram na 37ª semana de gestação e compartilhavam apenas o fígado. Juntas, as duas pesavam, no momento do nascimento, 4,785 quilos. Logo após o parto, elas foram encaminhadas para a UTI Neonatal. Nos dias 15 e 16 de setembro, elas foram transferidas para duas unidades médicas de Salvador.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia