Quase um século após ser aterrada, estrutura de teatro em Salvador será reformada e aberta como concha acústica

escavacao1
escavacao3

As estruturas das construções antigas encontradas durante escavações na Praça Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador, deverão ser reformadas e reabertas ao público como uma nova concha acústica, quando a obra terminar.

Os equipamentos encontrados no mês de dezembro são o antigo Teatro São João e uma fonte de água que foi implementada depois do fechamento e aterramento do teatro. De acordo com o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, o espaço será aberto ao público.

“A ideia é usar a estrutura para fazer uma pequena concha acústica. Essa concha será voltada para pequenas apresentações, voz e violão. Pensamos até em colocar o palco dos poetas, brincar um pouco com isso, já que a gente está na Praça Castro Alves. E também para virar um palco de contemplação, que tem o pôr do sol aqui que é super bonito. A ideia é justamente usar esse espaço para a construção de uma pequena concha acústica, já que o desenho dela [estrutura inicial] é perfeita para isso”, pontuou.

Quem está responsável pelo projeto de restauração das estruturas é o arquiteto e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Nivaldo Andrade. Ele detalha que o Teatro São João tem grande importância histórica para o país, já que foi o primeiro equipamento cultural construído aqui.

“O Teatro São João foi o primeiro do Brasil, e dizem os historiadores que foi o maior das Américas. Era o grande espaço social de Salvador, naquela época. Digamos que era o local onde a elite via e era vista. Proporcionalmente, representava mais do que o TCA [Teatro Castro Alves] representa hoje para nós. Era realmente o grande equipamento social e cultural, porque não tinham museus na época”, explicou.

O arquiteto explica que, diferente do que foi divulgado inicialmente, a fonte não fazia parte do teatro, que também não foi destruído por causa de um incêndio nos anos 1920. Ela foi construída poucos anos depois do aterramento do teatro.

“O teatro não foi demolido somente por causa do incêndio, em 1923. Ele perdeu elementos, mas a estrutura já estava em ruína. Antes do incêndio, já se falava na demolição e construção de outro teatro no lugar dele. Depois que ele pegou fogo e foi colocado abaixo, a área foi aterrada e transformada em uma praça, que tinha essa fonte. A fonte foi construída acima do foyer do antigo teatro, entre os anos de 1926 e 1927. O que a gente tem é uma série de elementos de época distintas e sobrepostas”, detalhou.

Quase um século após aterramento do 1º teatro do Brasil, equipamento será reformado e aberto como concha acústica — Foto: Itana Alencar/G1 BA

Quase um século após aterramento do 1º teatro do Brasil, equipamento será reformado e aberto como concha acústica — Foto: Itana Alencar/G1 BA

O arquiteto explica que os dois achados – teatro e fonte – são importantes, mas o teatro tem mais valor histórico justamente por se tratar do primeiro equipamento cultural do Brasil.

“Ambos são importantes, mas a fonte durou poucos anos, cerca de cinco. Ela foi aterrada alguns anos depois da construção, para fazer um estacionamento lá no início dos anos 1930. É de muita importância ver esses tempos todos sobrepostos, é algo singular”, disse Andrade.

Ainda não há previsão de conclusão da escavação para o implantamento da nova concha acústica, nem quanto será investido para a construção do novo esquipamento, como explica o presidente da FGM.

“Como a gente ainda está terminando o projeto, o valor dessa adaptação a gente não sabe ainda. Vai depender da prefeitura aprovar o projeto que estamos fazendo, e aí a gente parte para um orçamento. A ocupação deverá ser informal, mas só quando o equipamento estiver pronto para entendermos como vai funcionar. Mas vai ser um espaço público que vai ficar livre. Mas, obviamente, a gente vai ter que exercer algum tipo de controle, até porque temos dois hotéis aqui. Por exemplo, aqui não comporta grandes shows, com palco e caixas de som”, concluiu Guerreiro.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia