Rui Costa descarta seguir recomendação para decretar lockdown em Salvador

O governador Rui Costa (PT) negou que possibilidade de seguir uma recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, do qual ele próprio é presidente, que sugeriu a adoção em Salvador do “lockdown” como prevenção para a disseminação da pandemia do novo coronavírus. Também foram feitas sugestões semelhantes para os municípios de Feira de Santana, Itabuna e Teixeira de Freitas.

“Essa posição não é do Consórcio. Foi uma posição do Comitê Científico, que formulou essa preocupação e sugeriu medidas como de lockdown em cidades do Nordeste. Nós gestores não necessariamente temos adotado na íntegra essas sugestões”, declarou o petista, em entrevista à CNN Brasil, neste sábado (4).

Segundo Rui, na capital baiana, continuarão sendo feitas restrições pontuais em algumas regiões. “Temos feitos restrições por comunidade. […] Não faremos lockdown em nenhuma cidade, temos feito medidas restritivas”, declarou, destacando ainda que sugeriu medidas de “toque de recolher” para evitar interações sociais durante a noite.

Nesta sexta-feira, ao ser questionado sobre o assunto, o prefeito ACM Neto (DEM) informou que não teve acesso ao estudo. “Não considero essa recomendação como algo que deva gerar preocupação nessa cidade. As decisões da prefeitura têm sido tomadas por parâmetros científicos e técnicos. Se fizermos abertura antecipada, como eu disse ontem, poderemos explodir o número de casos. Mas o lockdown não depende de uma decisão exclusivamente da prefeitura, a palavra não é minha, a palavra final é do governo do estado. Mas não vejo motivos para lockdown e discordo dessa recomendação”, afirmou o gestor soteropolitano.

O boletim epidemiológico deste sábado informa que a Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.171 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,9%), 49 óbitos (+2,4%) e 2.173 curados (+4,0%). Dos 85.485 casos confirmados desde o início da pandemia, 57.160 já são considerados curados, 26.275 encontram-se ativos e 2.050 tiveram óbito confirmado. 9.699 profissionais da saúde foram confirmados. As confirmações ocorreram em 391 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (45,28%)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia