Audiência pública proposta por Robinson Almeida debate impactos econômicos do aumento do IPTU em Salvador

Segundo Robinson Almeida, com nova regra tributária, capital baiana perdeu liderança de maior PIB do nordeste para Fortaleza

Proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), a Assembleia Legislativa da Bahia realiza, na quarta-feira (10), às 10 horas, uma audiência pública para discutir a revisão do IPTU em Salvador e os impactos do aumento abusivo do imposto municipal na gestão do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).

A nova regra de tributação do Imposto Predial e Territorial Urbano da capital reajustou em até 2.000% a cobrança do imposto em imóveis residenciais e comerciais. Conforme o deputado, a cobrança abusiva do imposto municipal afeta mais de 12 mil imóveis na capital e fez a prefeitura praticamente dobrar a arrecadação do município com o IPTU saindo de R$ 472 milhões para mais de R$ 712 milhões.

Outro problema levantado é a cobrança antecipada do Imposto sobre a Transmissão de Intervivos (ITIV), que turbinou a crise no setor imobiliário. Robinson Almeida observa que a nova regra tributária afetou os proprietários de imóveis e também a economia da cidade, que viu a construção civil encolher, com a redução da atividade, perda de empresas e crescimento do desemprego.

Robinson Almeida observa que a nova regra tributária afetou os proprietários de imóveis e também a economia da cidade, que viu a construção civil encolher, com a redução da atividade, perda de empresas e crescimento do desemprego. Reflexo disso foi que Salvador deixou de ser a cidade com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, perdendo a posição, em 2020, para Fortaleza. Por outro lado, observa o deputado Robinson, as gestões de ACM Neto e Bruno Reis consolidaram Salvador como a capital nacional do desemprego e, com um conjunto de medidas econômicas, fez disparar a desigualdade na cidade.

“O ex-prefeito ACM Neto agiu como o imperador romano Nero que só queria taxar, taxar e depenar a população. A medida dele causou sérios impactos econômicos para Salvador, com a redução da atividade econômica e o aumento do desemprego na cidade. Salvador viu, com isso, a informalidade na economia e a desigualdade social aumentar significativamente”, afirmou o deputado do PT. “A nova regra tributária fere, claramente, os princípios da razoabilidade e da equidade, além de já ter sido considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça. Há um conjunto de irregularidades, de ilegalidades que precisam ser revistas”, opinou Robinson Almeida.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia