PF cumpre mandados em operação contra tráfico internacional de animais

Foto: divulgação

A Polícia Federal deflagrou a Operação Leari & Rosalia, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (27), com o objetivo de cumprir mandados resultantes de investigação contra tráfico internacional de animais.

A 2a Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia expediu dois mandados que foram cumpridos hoje (27). Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de animais, maus-tratos de animais e organização criminosa.

As penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Segundo o relatório da PF, a investigação teve início com a apreensão de 17 micos-leões-dourados (Leontopithecus rosalia) e 12 araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari), espécies endêmicas do Brasil e ameaçadas de extinção, no dia 12 de fevereiro de 2024, após a revista em uma embarcação brasileira, realizada pela Guarda Costeira da República Togolesa.

Foto: Polícia Federal

Na ocasião, os tripulantes da embarcação, com destino ao Benin, transportavam animais acompanhados de licenças CITES falsas da Guiana.

B0E049F4-CEC9-4F9F-9017-8530681BC991

Os suspeitos foram presos em flagrante, por estarem na posse de animais protegidos pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).

Em ação conjunta do Ibama com a Polícia Federal, os animais vítimas do tráfico internacional foram repatriados no Brasil e encaminhados a centros de reabilitação.

A PF declarou que o tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais e no ecossistema.

Em risco de extinção, as Araras-Azuis-de-Lear são apenas encontradas na região do Raso da Catarina, na Bahia. Já os micos-leões-dourados são oriundos da mata atlântica do Rio de Janeiro.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia