Nesta quinta-feira(09) aconteceu a eleição para o Conselho Municipal dos Direitos da pessoa com deficiência na Câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus. “Nós tivemos hoje a eleição da sociedade civil, agora vamos fazer a resolução com o nome de todos e em seguida assim que o prefeito assinar o decreto nos vamos publicar e dar posse a todos os conselheiros e continuar os trabalhos que têm sido desenvolvidos em Santo Antônio de Jesus”, diz Josiel Barreto, presidente do Conselho Municipal das pessoas com deficiência. O presidente diz ainda que
Durante a eleição, foi lançada a regulamentação do passe livre no município. Segundo Josiel, as pessoas portadoras de necessidades especiais têm dificuldade no acesso desse direito. “As pessoas com deficiência em Santo Antônio de Jesus sofriam muito para conseguir o passe livre, tinham muita dificuldade de saber como acessar, agora vai ser feito pelo CRAS. Cada CRAS em cada região que ele atua vai receber essas pessoas e vai encaminhar. Foi uma ação do Conselho Municipal dos direitos de pessoa com deficiência ao lado da Secretaria de Ação Social. Então é importante que a gente divulgue esse trabalho positivo que o conselho está realizando no município”, comentou Josiel.
Ainda de acordo com Josiel Barreto, as unidades do CRAS(Centros de Referência de Assistência Social) serão preparadas para este atendimento específico. “Nós vamos divulgar, no máximo de 15 dias nos já taremos preparados para atender as pessoas com deficiência em relação ao passe livre. Na semana que vem vamos ter uma reunião, vamos e fechar capacitação dos Cras aí em seguida nós já teremos esse atendimento no município de Santo Antônio de Jesus”, explicou.
- Liminar determina que supermercados de Santo Antônio de Jesus funcionem apenas até as 14h nesta quinta-feira
- Comércio de Santo Antônio de Jesus funcionará das 8h às 14h no Corpus Christi; acordo prevê duas folgas para trabalhadores
- Festival Regional de Quadrilhas Juninas do Recôncavo movimenta Santo Antônio de Jesus neste domingo
O evento contou com a presença do vice-presidente do Coede (Conselho Estadual das pessoas com deficiência), Valdenor Barbosa, que ministrou a palestra “A importância dos Conselhos e Direitos para a efetivação e implementação das políticas públicas relacionadas as pessoas com deficiência”.
O Coede é integrante da Secretaria de Justiça dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia e tem a finalidade de fiscalizar a execução de políticas públicas que asseguram os direitos de pessoas com necessidades especiais. Como explica o vice-presidente, Valdenor Barbosa. “Nós do Coede, nossa maior finalidade é fiscalizar a execução de políticas públicas voltada a essa categoria, essas pessoas que há muitos anos vem, sofrendo a mazela não só do poder publico, mas até mesmo pela parte da sociedade de não ter enxergado eles como cidadãos de fato”, comentou.
(Blog do Valente)



