Tubarão-lixa com 180 kg é devolvido ao mar em Praia do Forte

Capturado sem querer por um pescador, um tubarão-lixa fêmea de 180 kg e 2,5 metros foi devolvido ao mar na tarde deste sábado (11), na Praia do Forte, no município de Mata de São João, litoral norte da Bahia. A soltura foi acompanhada por uma multidão em celebração ao Dia Mundial do Oceanos, que foi comemorado oficialmente no dia 8 de junho.

O animal estava sob os cuidados de biólogos do projeto Tamar, que atua na pesquisa e defesa de espécies marinhas no Litoral Norte. O tubarão chegou ao local há dez dias após ter sido encontrado desacordado e debilitado em uma rede de pesca.

Tubarão-lixa foi solto no mar da Praia do Forte, na Bahia (Foto: Reprodução / TV Bahia)
Tubarão-lixa foi solto no mar da Praia do Forte, na
Bahia (Foto: Reprodução / TV Bahia)

Após se recuperar, o animal foi conduzido às águas dentro de uma piscina plástica e carregado por sete homens. Ele foi solto à beira do mar sob a garantia de biólogos de que o tubarão não oferecia risco aos banhistas. A espécie, que pode chegar a 4 metros, se alimenta basicamente de peixes e mariscos.

“Não tem perigo. Primeiro, porque é um animal muito tranquilo. Não é agressivo. Depois, porque ele vai embora. Ele vai para o lugar onde ele vive, que é região costeira, mas não tão próxima das pessoas”, afirma o biólogo Gonzalo Rostan, coordenador do Projeto Tamar. O biólogo acrescenta que o tubarão-lixa é um “embaixador dos mares”.  “É muito comum aqui no nosso litoral”, atesta.

O Projeto Tamar fica em Praia do Forte e funciona há mais de 15 anos. É um dos cinco parques mais visitados do Brasil. Essa foi a primeira vez que os biólogos do projeto devolveram um tubarão ao mar.

Tubarão tem 2,5 metros e foi conduzido ao mar em piscina plástica (Foto: Reprodução / TV Bahia)Tubarão tem 2,5 metros e foi conduzido ao mar em piscina plástica (Foto: Reprodução / TV Bahia)


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia