Eleição do sucessor de Cunha será na próxima quinta; veja possíveis nomes

19106,eleicao-do-sucessor-de-cunha-sera-na-proxima-quinta-veja-possiveis-nomes-2
Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

 

Com a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (7), os líderes partidários convocaram uma reunião para o final desta tarde para discutir o processo sucessório da Casa. Na ocasião, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), deixou marcada a eleição do substituto do peemedebista para a próxima quinta-feira (14), às 16h. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, a eleição será secreta e ocorrerá por meio do sistema eletrônico.

Todo e qualquer deputado federal em exercício poderá participar da disputa que escolherá o presidente para o mandato-tampão da Câmara. Estão no páreo os deputados federais Antônio Imbassahy (PSDB-BA), Heráclito Fortes (PSB-PI), Rogério Rosso (PSD-DF), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Fernando Giacobo (PR-PR) e Beto Mansur (PRB-SP).

Para que haja quórum para a eleição, deve estar presente à sessão a maior parte dos deputados, ou seja, 257 dos 513 parlamentares. Para o presidente ser eleito em primeiro turno, será necessário que o candidato obtenha a maioria absoluta dos votos. Se estiverem presentes 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 deputados.

(Metro 1)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia