Morador de Laje com meningite é internado no Hospital Couto Maia

laje

Um adolescente foi internado no Hospital Geral Couto Maia, em Salvador, com suspeita de meningite na terça-feira (6). Ele é morador de Laje, município vizinho de Presidente Tancredo Neves, que registrou três casos da doença e duas mortes logo após os festejos juninos.

Conforme o Hospital Couto Maia, o adolescente é a segunda vítima da doença atendida na unidade médica nos último dias.

Uma outra paciente, que é do município de Presidente Tancredo Neves, também recebe tratamento no local. Neste ano, o hospital já atendeu a 10 pessoas que tiveram a doença.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) afirma que não existe um surto de meningite na Bahia. De janeiro a junho deste ano, foram 150 casos da doença no estado. Deste total, 15 pessoas morreram. Só em Salvador, foram 63 casos de meningite com duas mortes.

Em 2015, foram registrados 287 casos na Bahia com 27 mortes. Em Salvador, foram notificados 191 casos.
Duas pessoas morreram e outra foi internada com meningite no município de Presidente Tancredo Neves, no sul da Bahia. Os casos foram registrados logo após os festejos juninos e preocupam os moradores da região, que fica a cerca de 250 quilômetros de Salvador.

Como os ambientes aglomerados facilitam a transmissão da doença, a prefeitura decidiu suspender as aulas nas escolas públicas e particulares. De acordo com a secretária de Saúde da cidade, Tânia Argolo, a atitude tem com foco a prevenção.

“Nós temos três casos que aconteceram em oito dias. Dia 28 de junho, o primeiro. O segundo, 30 de junho. E o último em 1º de julho. Foram notificados e evoluíram dois para óbito e um está em tratamento em Salvador no Couto Maia”, disse Tânia Argolo.

“Então, isso nos trouxe uma preocupação muito grande de nós termos, de repente, outras pessoas contaminadas e poderem estar disseminando essa situação no município. Por isso, nós decidimos em consonância com a Secretaria de Educação, a Vigilância Epidemiológica e a gestão municipal de tomarmos essa medida mais drástica de prevenção”, complementou a secretária de Saúde.

Vanessa da Cruz Souza, uma das vítimas da doença que está internada, foi transferida para o Hospital Couto Maia, em Salvador.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia