Após quatro aprovados na Ufba, número de detentos inscritos no Enem cresce 26%

Internos do complexo penitenciário da Mata Escura assistem aulão para o Enem com o secretário Jorge PortugalFoto: Carol Garcia/GOVBA

O número de detentos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)chegou a 1.123 neste ano, número 26% maior do que em 2015, quando 890 participaram. Os presos do Complexo da Mata Escura, em Salvador, assistiram nesta sexta-feira (25) a aula ministrada pelo professor e secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, como preparação para as provas, que serão realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro.

Desde o ano passado, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) promove aulões de revisão nos presídios. O projeto é uma oportunidade de sonhar com um futuro diferente e apostar na ressocialização através da educação. Além de Salvador, internos de complexos penitenciários de Feira de Santana, Itabuna e Lauro de Freitas receberam dicas de Redação e Produção de Texto de Jorge Portugal.

“Aqui sai o secretário e entra o professor. Nos meus quase 40 anos de ensino, relembraria três momentos marcantes nessa trajetória, e esse certamente é um deles. Esse programa de ressocialização é um dos mais geniais do Governo da Bahia e que tem trazido resultados concretos, detentos que passaram em universidades públicas e particulares”, afirma o secretário.

Em 2015, quatro detentos foram selecionados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). A aprovação é uma possibilidade de já planejar o futuro, mesmo durante o cumprimento da pena. Caso estejam em regime semiaberto, em que podem sair e voltar para os presídios, eles recebem autorização de um juiz para frequentar a universidade. (Bahia Notícias)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia