Saj: Idosos ganham festa de casamento dentro do Lar dos Idosos

casamento1

Terno, vestido, decoração, comes e bebes e até daminhas. Foi assim que os casais de aposentados Cristino, 63, e Cesária, 71, e Manoel Marciano, 87, e Zeca, 86, oficializaram a união que começou dentro do Lar dos Idosos Mª da Glória Oliveira, em Santo Antônio de Jesus.

Com a ajuda da comunidade e muita força de vontade dos funcionários, o casamento aconteceu na última quinta-feira, 1º, com a presença de familiares, amigos e dos 38 idosos residentes do Lar.

Há 16 anos como coordenadora do Lar dos Idosos, a professora Maria Lígia Andrade disse ao Blog do Valente ter realizado um sonho. “Eu fiquei, realmente, muito emocionada. Tudo feito com muito amor, carinho, dedicação e uma ajuda valiosa dos nossos colaboradores. Realizei o sonho deles mas, também, o meu sonho”.

De acordo com ela, o primeiro passo para o casamento foi a construção do quarto individual para cada casal. “Os quartos são enfermarias. Então, acabamos desativando uma enfermaria por outros motivos e nos veio a ideia de dividir para fazer dois quartos. Foi juntando doações, economizando e, com os quartos construídos, começamos a providenciar a parte legal para o casamento”, contou.

Porém, a ideia acabou sendo adiada. Um dos noivos adoeceu e passou alguns dias internado no Hospital Regional.

No entanto, a equipe do abrigo aproveitou para caprichar ainda mais no casamento. E, com a notícia correndo a cidade, conseguiram apoio gratuito para a decoração, o bolo e até o vestido. “O casamento aconteceu com a força de vontade da comunidade, que ajudou e, por isso, podemos fazer um evento como esse”, explica Maria Lígia.

Amor para curar o abandono

“Já perdemos dois idosos aqui. Eles pediam pra morrer. Trancavam a boca e só comiam por sonda”, conta a coordenadora, emocionada, ao ser questionada sobre os familiares dos idosos que residem no Lar. “Alguns não tem família, não tem ninguém. Outros tem, mas a visita é muito rara”, explica.

casamento2Com uma equipe formada por médico e uma enfermaria funcionando 24h, o abrigo não recebe ajuda financeira dos governos municipal, estadual ou federal. Sobrevive com o valor de doações e da aposentadoria de cada idoso. “Por lei, 70% da aposentadoria fica conosco e 30% pro idoso que, sempre, direciona esse valor para a família. Eles vem aqui buscar. Alguns, reconhecendo os gastos que temos com alimentação, remédios, higiene pessoal e frauda, dão uma declaração permitindo o uso do valor em 100%”, conta.

“O povo é bom. Contribui muito. A nossa comunidade é muito boa, graças a ela esse lar segue funcionando. Comerciantes, pessoas físicas. Todo mundo. Quando não é doação em dinheiro, é com cesta básica,produtos de limpeza,  fraudas que, inclusive, precisamos muito”, diz Dona Maria Lígia.

Quem quiser contribuir com o Lar dos Idosos Mª da Glória Oliveira, basta fazer um deposito na conta:

Caixa Econômica Federal:
Lar dos Idosos
Ag. 09950 / Op. 003 / Conta: 718-8



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia