Saj: Educador propõe projeto que transforma óleo usado em sabão, protegendo o meio ambiente e gerando economia pro município

O óleo de cozinha utilizado nas frituras é altamente prejudicial ao meio ambiente quando descartado incorretamente. Quando jogado nas pias, causam entupimento das tubulações e se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna e flora aquáticas. Quando descartado em terrenos baldios e/ou lixo doméstico, fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes ou entra em decomposição, soltando gás metano, agravando o efeito estufa.

Atento a essas questões, o educador Ambiental Antônio Soares Santana, usou a tribuna livre da Câmara de Vereadores, na sessão ordinária dessa segunda-feira, 27, para propor um projeto de lei que ajude ao meio ambiente de Santo Antônio de Jesus e, também, ajude ao poder público a economizar com compra de material de limpeza.

De acordo com a proposta do educador ambiental, uma equipe de cerca de cinco pessoas já realiza o trabalho voluntário de reciclar óleo de cozinha e transformá-lo em sabão, em barra ou liquido. O sabão produzido por essa equipe é entregue aos moradores e comerciantes que entregam o óleo utilizado.

Se a prefeitura aderir a ideia, ajudando na divulgação, montando um espaço e incentivando a coleta desse óleo, poderá economizar, segundo Antônio, 20% ao ano na compra de material de limpeza de escolas, secretárias e repartições.

Ainda de acordo com o educador, foi solicitado dos vereadores uma audiência pública para explicar detalhes do projeto e comemorar o Dia do Meio Ambiente.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia