Dom Macedo Costa comemora 55 anos de emancipação política; ouça entrevista que conta história da cidade

O município de Dom Macedo Costa tem a sua história vinculada desde o século XVII à grande freguesia de São Bartolomeu de Maragogipe, freguesia esta repartida em quatro no decorrer do século XVIII, entre elas a de São Felipe, criada em 1718. Nesta freguesia situava-se a fazenda São Roque, de propriedade da família Souza Pithon, que através de doações e arrendamentos propiciou as condições para o povoamento da área por centenas de agricultores dando origem ao Distrito de São Roque, mais conhecido como São Roque do Bate Quente, em virtude de haver muitas brigas e discussões.

Criado em 1883, quando a família Souza Pithon ergueu a capela de São Roque, e que em 22 de maio do mesmo ano o Padre Francisco Felix de Souza Pithon rezou a primeira missa inaugurando a capela que hoje é a Igreja Matriz da cidade. Durante os estudos Sacerdotais, o Padre Pithon conheceu um grande religioso, o Arcebispo de Salvador em 1890, Dom Antonio de Macedo Costa, nascido em 1830, filho da cidade de Maragogipe a quem a vila pertencia no seu início, tornou-se amigo da família e de toda Vila. Em 04 de abril de 1962, o Distrito se emancipa politicamente e seus moradores resolvem dá o nome de Dom Macedo Costa, em homenagem ao Grande amigo da família Souza Pithon e do povo da vila. Dom Macedo Costa, Município criado em 1962, pela Lei Estadual nº 1652 – de 04 de abril de 1962, sancionada, pelo governador da Bahia, General Juraci Magalhães, publicada no Diário Oficial de 06/04/1962, desmembrando da Cidade de São Felipe.

O prefeito Guito parabenizou a cidade e anunciou a programação do aniversário. Esse ano, não haverá festa, com a morte de Edvaldo Oliveira, que já foi vereador e prefeito de Dom Macedo Costa.
Ouça a entrevista. 

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia