Marcos Tosta fala sobre o tratamento Ortodôntico

Na Odontologia, o segmento da Ortodontia é voltado ao estudo da face e de todas as fases das dentições, com o objetivo de estabelecer o funcionamento ideal entre as arcadas dentárias – superior e inferior –, o que já implica na melhoria do funcionamento das estruturas correlacionadas com as dentições, como, por exemplo, a gengiva e músculos relacionados.

Esse tratamento é de suma importância quando se fala em medicina dentária e tratamento ortodôntico.

Por que realizar?

Para que tudo ocorra bem, desde a respiração à deglutição dos alimentos, é preciso que as arcadas dentárias estejam posicionadas corretamente.

Quando há desarmonia entre os dentes – em termos técnicos, quando a oclusão dentária é imperfeita –, todo o sistema relacionado às dentições acaba prejudicado, o que envolve a nutrição, fala e a saúde bucal em geral.

O tratamento ortodôntico é indispensável aos que desejam ter uma melhor qualidade de vida, afinal, toda a nutrição do nosso organismo começa pela mastigação; para isso, é preciso que tudo esteja em ordem.

Não há uma idade certa para realizar o tratamento ortodôntico, mas vale observar que pacientes adultos podem precisar de cuidados especiais, sobretudo relacionados aos mecanismos de suporte e implantação dos dentes.

O procedimento

Em geral, o tratamento ortodôntico não oferece nenhum grande risco quando é bem planejado, o que envolve tanto as fases iniciais quanto o pós-tratamento. Pode haver dores e posterior sensibilidade durante a implantação do aparelho ortodôntico e na fase de ajustes do mesmo, que dura de um a dois dias.

O mais importante é que o procedimento seja realizado por um profissional competente e que o paciente siga as recomendações passadas pelo ortodontista, evitando quaisquer possíveis danos à gengiva e até cáries.

Os aparelhos

O tratamento ortodôntico pode ser realizado através de um aparelho fixo ou removível, cada qual com suas especificidades.

O aparelho fixo não depende do paciente para que sua ação aconteça, salvo o fato de que deve haver a higiene bucal ideal e o seguimento das demais recomendações dadas pelo profissional. Trata-se de um arco metálico instalado nas arcadas dentárias, e deve ser utilizado pelo tempo determinado pelo especialista.

Os aparelhos removíveis podem ser ortodônticos ou ortopédicos e, como o nome sugere, podem ser encaixados e desencaixados. O primeiro, ortodôntico, serve para corrigir o distanciamento exagerado entre os dentes; o segundo, ortopédico, irá realizar reajustes ósseos.

MARCOS TOSTA

CROBA:13729



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia