Até o momento, 4 municípios baianos perderam vacinas por causa de enchentes

Foto: Sesab

As fortes chuvas que atingiram o Sul e Extremo-Sul da Bahia neste mês de dezembro, também levaram embora medicamentos e vacinas estocados nos municípios baianos. De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesab), quatro municípios sinalizaram perdas relacionadas a vacinas.

Os municípios de Itororó e Ubaíra confirmaram perdas, mas de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia não puderam quantificar e especificar quais vacinas. Em Itapitanga e Itapé os imunobiológicos estão sob suspeita devido a falta de energia por tempo prolongado, o que faz a temperatura das vacinas oscilar.

“Itapitanga é uma das cidades que foi completamente alagada, perdemos medicamentos, perdemos vacinas também. Estamos levando apoio, com alimento e água, vamos visualizar em loco, já conversei com a secretária municipal de Saúde para ver o grau de assistência à Saúde que vamos efetivar a partir de então”, afirma a titular da Sesab, Tereza Paim.

A Sesab informou que já enviou medicamentos a 15 municípios afetados pelas fortes chuvas como forma de recomposição ou fortalecimento dos estoques. De acordo com a Secretaria, a quantidade já entregue é suficiente para atender 35 mil pessoas.

Sobre os medicamentos, Tereza Paim informou que entre os itens estão: antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos, soluções de reidratação oral, além de anti-hipertensivos e antidiabéticos.

“Também enviamos vacinas, soros e tanques de oxigênio para algumas localidades, como Ilhéus e Mutuípe”, diz Paim.

No Extremo Sul, os municípios de Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Belmonte, também receberam medicamentos, de acordo com a Secretaria.

Na região Sul foram entregues medicamentos e insumos em Itajuipe, Coaraci, Dario Meira, Itapitanga e Mutuípe.

Na regional Leste, Ubaíra e Jiquiriçá foram duas das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas, tendo ocorrido perda de medicamentos e segundo a Sesab, o ressuprimento ocorrerá ainda esta semana.

No Sudoeste diversos municípios sinalizaram a necessidade de fortalecimento dos estoques, sem que tenha, necessariamente, ocorrido perda. São eles: Belo Campo, Macarani, Iguaí, Itapetinga, Vitória da Conquista e Itambé. A Sesab também confirmou a entrega de insumos, medicamentos, vacinas e soros nos próximos dias.

Fonte: Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia