Policiais Civis convocam assembleia e categoria pode entrar em greve

Foto: Divulgação / Sindpoc

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC) realiza na próxima terça-feira (18), às 18h, uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) Virtual, na ocasião será votado um indicativo de greve da categoria.

Os servidores reclamam que diferentemente do que ocorre em outros órgãos e repartições públicas, onde a população para adentrar nesses ambientes precisam apresentar o “passaporte de vacinação“, nas delegacias não acontece o mesmo. Dessa forma, expondo os policiais aos riscos de infecção pela Covid – 19, além disso, descumprindo o decreto do Governo do Estado.

Para Eustácio Lopes, presidente do Sindpoc, está faltando gestão por parte do comando da Polícia Civil da Bahia. “Já passamos essa demanda à Delegada Geral, para Dra. Heloisa Campos, mas infelizmente não tivemos devolutiva no sentido que a Policia Civil da Bahia cumpra o decreto do governador, onde determina que para a entrada de pessoas em locais de serviço público tenha em mãos a carteira de vacinação”, pontou Lopes.

DADOS

Atualmente, o Estado da Bahia possui 5.500 policiais civis, divididos entre delegados, investigadores e escrivães, no entanto, mais de 30% desse efetivo está em idade de se aposentar.

Nesse contexto, 80% desses policiais são oriundos dos concursos de 97, 92, 88 que possuem mais de 50 anos e são detentores de várias morbidades.  Como explica o representante do Sindpoc, Eustácio Lopes.

“Estamos diante de uma situação alarmante, em que somente 700 policiais são jovens, os demais servidores têm pressão alta, diabetes, cardíacos e hipertensos. Diante desse quadro só temos 3.000 policiais nas ruas com a dura missão de combater a violência através do trabalho de investigação”, falou o líder sindical.

Fonte: Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia