Santoantoniense, filha de mãe costureira e feirante, passa em concurso para ser Procuradora Geral do Estado

Foto: reprodução

Filha de mãe costureira e feirante, a santoantoniense Emanuela dos Santos Silva foi aprovada nos concursos da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará e da Paraíba. A jovem é ex-estudante de escola pública e conta sua trajetória para alcançar seus objetivos.

Ao Tribuna do Recôncavo, Emanuela falou que estudou o ginásio e ensino médio em colégios públicos de Santo Antônio de Jesus (Colégio Luis Eduardo Municipal e no antigo Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, respectivamente). Aos 18 anos conseguiu passar em 4 vestibulares de direito em universidades públicas, porém ingressou e se formou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Ao sair da universidade Emanuela decidiu que queria ser Procuradora do Estado.

“A decisão de galgar uma vaga como Procuradora foi muito difícil, pois na condição de mulher, negra e de origem pobre, essa realidade parecia muito distante [porque] os números de representatividade negras nos cargos mais bem remunerados são muito baixos. No entanto, a vontade de ser aprovada, de crescer e poder incentivar outras pessoas, era além de qualquer estigma imposto pela sociedade”, disse.

Emanuela ainda falou que a jornada de quase quatro anos foi muito árdua, porém ela conseguir conquistar o seu grande objetivo de ser Procuradora do estado, sendo aprovada nos concursos da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará e da Paraíba. Ela assumirá no Ceará. Emanuela também foi aprovada na Procuradoria municipal de Jundiaí.

“Quero que minha conquista seja inspiração para várias outras mulheres negras, mostrando-as que elas podem chegar onde quiserem. Espero que um dia não seja estranho e desconfortável para muitos encontrar juízes, promotores e procuradores negros”, concluiu.

Fonte: Tribuna do Recôncavo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia