3° infectado com varíola dos macacos na Bahia esteve em SAJ durante o São João; sintomas surgiram posteriormente

varíola

A diretora de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus informou que 2 suspeitos de estarem infectados com varíola dos macacos em Santo Antônio de Jesus são adolescentes de 13 anos.

Ao repórter Itajaí Júnior da Rádio Andaiá FM, na manhã desta sexta-feira (22), a diretora Priscilla Oliveira explicou que ontem foi realizada uma reunião com o Núcleo Regional para discutir os casos suspeitos na cidade.

De acordo com ela, um paciente diagnosticado com a varíola em Salvador esteve em Santo Antônio de Jesus no dia 21 de junho durante os festejos juninos.

“Após retornar para a capital, começaram a manifestar os sintomas da doença. Não sabe como ele adquiriu a doença. Ele não viajou para o exterior e não sabe dizer quais pessoas ele teve contato. Isso nos deixa em alerta epidemiológico por não ser um caso exportado do exterior, e sim por ser um caso que aconteceu na Bahia”, disse.

Segundo ela, o Centro de Informação em Vigilância em Saúde, respeitando lei que garante o sigilo dos dados dos pacientes, não informou o nome das pessoas com sintomas que residem em Santo Antônio de Jesus e nem as pessoas que tiveram contato com elas.

“Os dois pacientes começaram com lesões cutâneas. São dois adolescentes de 13 anos que começaram a surgir erupções cutâneas com febre, pela patologia se assemelhar muito, então a gente não pode descartar”, frisou.

Ela informou ainda que a equipe da Secretaria foi nas casas dos adolescentes e recolheu o material dos exames para encaminhar para o Lacen em Salvador.

“Essas duas pessoas encontram-se isoladas juntamente com os familiares até sair o resultado. Peço que a população fique tranquila porque estamos vivendo um momento nesses meses onde aparece muitos casos de varicela, principalmente em crianças”, pontuou.

Entenda sobre a doença

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980.

A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.

A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Covid

Em relação a Covid-19, Priscilla pede que a população mantenha os devidos cuidados porque, mesmo diminuindo os casos, os riscos ainda existem.

“Peço conscientização da população para que as pessoas que estejam contaminadas fiquem isoladas em casa, conscientize com o uso da máscara com sintomas gripais e evitem estar aglomerados”, finaliza.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia