Como saber se vou ser mesário nas eleições? Posso recusar? Coordenador do TRE em SAJ tira suas dúvidas

O coordenador da zona 056 fala sobre quem pode ser chamado, quais os benefícios como se voluntariar ou como recusar a participação como mesário.

mesário

A Justiça Eleitoral começou a convocação de eleitores para atuar como mesários no primeiro turno das eleições de 2022, marcado para 2 de outubro, e em um eventual segundo turno, em 30 de outubro.

Com isso, surgem diversas dúvidas, entre elas, se é possível escapar de exercer a função nos dias de votação. Dessa forma, o Blog do Valente conversou com Jonas Ribeiro, Coordenador do TRE em Santo Antônio de Jesus.

Há algum treinamento para exercer a função?

Conforme Jonas Ribeiro, o treinamento é feito por meio de uma plataforma de ensino a distância (EaD) ou pelo aplicativo Mesário, nos quais poderão se informar sobre fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas.

Qual é o benefício de ser mesário?

Além de um auxílio-alimentação no valor máximo de R$ 45, o serviço prestado pode contar como horas complementares em cursos universitários e, em caso de empate em concurso público, pode ter vantagem para o desempate.

Como são convocados os mesários?

Além da comunicação no Diário Oficial, a convocação pode ser feita de três formas: através da carta convocatória, pela lista oficial nos cartórios eleitorais e por e-mail.

Qual o período para questionar a convocação?

Jonas explica que, o convocado pode apresentar recusa justificada à nomeação em até 5 dias a contar de sua intimação, salvo se o motivo ocorrer depois desse período. No entanto, cabe ao juiz eleitoral a análise e a aprovação ou não de sua solicitação de dispensa.

Atuei como mesário. Tenho o direito de não trabalhar no dia seguinte ao da eleição?

Segundo o coordenado do TRE em SAJ, a lei prevê dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições, sem especificar a data para utilização do benefício. Solicite seu comprovante ao chefe do cartório eleitoral e acerte os dias de folga com o seu empregador.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia